segunda-feira, 16 de agosto de 2010

E afinal de contas, moda é arte?

Para se discutir moda precisa-se de um ponto de vista, e o ponto de vista abordado aqui será o artístico. Definir se moda é arte ou não é um assunto complicado e cheio e oposições. Alguns autores acreditam que a moda não se encaixa na categoria de arte pelo fato de ela ser sensível as mudanças e porque ela esta intrínsecamente unida ao industrialismo.
Porém outros autores acreditam que a relação do modista e do freguês é uma relação próxima entre consumidor de arte e produtor. Se o costureiro ao criar resolve o equilíbrio entre linhas, cores, formas, ritmos e volumes assim como o escultor e o pintor, buscando uma forma que é a medida do espaço, por que ele não pode ser considerado um artista?
A moda está completamente ligada as corrente estéticas do seu tempo. Podemos ver com facilidade as formas da arquitetura refletidas na moda, como no estilo gótico por exemplo, onde as roupas lembram claramente as formas das catedrais. Porem a moda também pode influenciar a arquitetura, assim como ocorreu no funcionalismo onde as formas ditadas pela moda formam refletidas mais tarde nas construções arquitetônicas. A pintura também estabelece um dialogo com a moda, contribuindo com desenhos para estampas, esquemas cromáticos, etc. Artista plásticos fizeram criações para moda, como Salvador Dalí(vestidos e acessórios), Giorgio de Chirico, Miró e André Masson(figurinos para os bale russo).E a moda também influencia a pintura, pois ela impõe suas formas à tela. Ela interfere na composição com suas linhas e ritmos de saias,mangas e penteados...
A moda, porem, apesar de estar ligada as correntes estéticas e fazer parte delas se diferencia das outras artes, se tornando assim uma estética especifica. Ao observar um quadro, uma escultura ou projeto arquitetonico, eles apresentam apenas uma face ao observador , apresentando-se apenas de forma estática, enquanto a vestimenta sempre está vunerável as transformações de acordo com cada movimento. Cada gesto, cada alteração do corpo dá a roupa um nova forma, (re)construindo desenhos constantemente.
Então, para se julgar um quadro leva-se em consideração o desenho, a composição e o equilíbrio das cores. Mas para julgar uma roupa, a mobilidade, a forma, a cor e o tecido são caracteristicas essenciais.
Então, não se pode negar que desde o inicio da historia da arte até a contemporaniedade temos relatos de que moda e arte caminham sempre juntas, e apesar, da moda ser tão problematizada enquanto arte, ela aponta desejos, necessidades e insatisfações de uma sociedade assim como a arte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário