segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mudanças de Hábitos

A primeira guerra mundial gerou muitas mudanças no vestuário, principalmente o feminino. Nesse período onde os homens vão para os campos de guerra, as mulheres assumem o lugar deles na sociedade, mudando assim os hábitos e consequentemente o vestuário.
Em tempos de guerra o estilo militar é refletido na indumentaria, com o uso da cor cáqui, cintos acima da cintura, jaquetas, e é nesse momento que aparece os primeiros bolsos nas roupas femininas.
O desejo que uma vida mais pratica é percebido na moda quando surge as camisas femininas sem abotoamento, vestidas pela cabeça. As mulheres também começam a adotar roupas bifurcadas para o trabalho. Devido a toda esse movimentação da vida operaria surgem os primeiros sutiãs para dar sustentação aos seios.
Em 1920 a moda segue duas vertentes. Uma tradicionalmente feminina, evocando os modelos históricos, com rendas, fitas , saias esvoaçantes etc. Já a segunda nomeada de “La garçonne” se apropria de um estilo andrógino, jovial, meio moleque. Essa segunda vertente causou uma mudança drástica no físico, adotando agora um corpo delgado e esbelto. Os espartilho nesse período não foi dispensado, ele agora servia para suprimir as curvas.

Gabrielle Coco Chanel,foi uma figura importantíssima nessa época, revolucionando com sua simplicidade, trazendo tecidos como o Jersey(usado para as roupas debaixo) para as criações de moda. Foi a primeira pessoa a nomear um perfume com seu próprio nome, que tinha o frasco desenhado por ela, inspirados nos elementos cubistas da época. Coco Chanel divulgou de forma muito competente o estilo “La garçonne”, introduzindo peças masculinas do vestuário feminino, usando calças em situações comuns... E ornamentando esses looks, ela preferia jóias falsas e semi-preciosas, pois as jóias tinha agora a função de ornamentar e não ostentar.

A simplificação do vestuário se estenderam ao vestuário masculino também, aceitando cada vez mais as roupas informais e eliminando as categorias de, roupa para o campo, roupa para a cidade, noite, dia etc. Alguns homens insatisfeitos com as formas criadas pelos estilistas criam o Menś Dress Party que reivindicava roupas que oferecessem “estética,conveniencia e higiene”.
Entre 1925 e 1929 a moda penetra em todas as camadas da sociedade. Isso foi possível por causa do surgimento das casas de copias, os jornais começam a publicar moldes gratuitos, começam a surgir pessoas responsáveis em fazer aconselhamentos de moda... A alta costura já não tem mais sua exclusividade, pois os produtos da alta costura nesse período é filtrado até atingir os níveis mais baixos da sociedades. Inicia -se então a popularização da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário