segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Origens

          As mulheres do século XXII só poderiam ocupar o posto de costureira de ajuste, e que havia perseguições impiedosas para aquelas que tentavam constituir uma clientela. Porem, em 1675, o Rei Luís XIV estabeleceu uma ordem de que mulheres poderiam se estabelecer no cargo de mestras costureiras alegando que seria de bom-tom que as mulheres poderiam se vestir com pessoas do mesmo sexo quando sentisem vontade. Essas mestras costureiras se dividiam em 4 categorias: costureiras de vestuário, costureiras de roupas infantis, costureiras de camisaria e costireira de acabamento.
Vestido de Maria Antonieta, confeccionado por Rose Bertin
          Apartir de 1782, quando elas poderiam confeccionar corpetes, espartilhos e criolinas algumas delas se destacam e ficam para a posteridade como Rose Bertin (Luís XVI), Madame Palmyre (Carlos X), Mademiselle Beaudrant (Luís-Felipe)...
         A moda era levada muito a sério naquela época, o que seria ou não usado era dito via decretos pelas assembleias das corporações. As mudanças da moda eram muito lentas! Só acontecia alguma mudança rápida na moda, quando um soberano se casava com alguma princesa estrangeira, então as novas formas eram adotadas segundo o gosto da nova rainha!
         Muito interessante também foi como grandes nomes ficaram para a história pelos seus feitos significativos na industria de moda da época.
Charles Worth ele apresentava as suas clientes peças de roupas já prontas, confeccionadas e dizia: "Não quero que as pessoas encomendem suas roupas. Se encomendassem, eu perderia metade de meu comercio!
Jacques Doucet, amigo de Degas e Monet, ele incorporava das artes plasticas  a justaposição de cores, obtidas graças a transparência dos tecidos!
Ilustração de Paul Poiret
Paul Poiret revolucionou a industria da moda, foi o primeiro a incorporar linhas de produtos relacionadoos a sua marca, alem de vestuário. Criou linhas de fragrancias, higiene e beleza.
         Na industria da moda, ouve um grande acontecimento onde mudou o mercado. Foi quando costura e confecção se destinguem! A costura veste as mulheres sob medida e na confecção se cria uma peça para depois a venda ocorra. A confecção ocorre risco de estocagem,porem com o tempo, cada lado percebeu as vantagens e desvantagens de seus negócios. Uma procura o luxo e a outra em busca de uma maior competitividade, acaba se padronizando e isso acaba por fim criando e se moldando em suas classes  sociais distintas.


Texto baseado na atividade de "perguntas e respostas" em sala de aula! 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

E a crítica de moda?

Antes sec. XIX o trabalho dos costureiros era visto apenas como um ofício, porem a partir dessa data, eles começam a reivindicar seu reconhecimento como artista. Frederick Worth, Pai da alta costura foi o primeiro costureiro a assinar suas roupas. Em 1913, Paul Poiret afirmou que não era um costureiro e sim um artista. Mesmo assim os estilistas até hoje não conseguiram o seu reconhecimento como artistas. Mas, qual é a razão disso?

De acordo com Lars Svendsen escritor do livro, Fashion: A Philosophy, uma dessas razões é que, a crítica de moda precisa evoluir pra se igualar com a crítica de arte. As mídias de moda atuais na verdade são extensões das casas de moda. Elas não fazem uma avaliação dos designers e sim marketing. Para a moda evoluir, o designer precisa ser desafiado. Mas como isso será possível se os críticos de moda são servidores dos designers?

As criticas positivas em nada acrescentam. Mais do que criticas negativas a moda necessita de uma critica séria. De acordo com Lars para se fazer uma avaliação quatro aspectos são importantes, são eles: descrição; contextualização; comparação; interpretação. A partir desses elementos podemos pensar sobre uma coleção e fazer o seu julgamento. Quando se faz uma critica negativa, a sua identidade fica exposta. Portanto ao se fazer uma critica, devem-se ter justificativas. O próprio significado da palavra critica é julgamento, sendo assim os críticos nada mais é do que um jure que dará um veredito, eles que iram atribuir valores àquelas criações. Dessa forma, os críticos devem cada vez mais se preocupar em fazer uma avaliação no seu aspecto mais essencial, caso contrário a moda continuará durante muito tempo ainda na sua caminhada em busca de seu reconhecimento como arte.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

E afinal de contas, moda é arte?

Para se discutir moda precisa-se de um ponto de vista, e o ponto de vista abordado aqui será o artístico. Definir se moda é arte ou não é um assunto complicado e cheio e oposições. Alguns autores acreditam que a moda não se encaixa na categoria de arte pelo fato de ela ser sensível as mudanças e porque ela esta intrínsecamente unida ao industrialismo.
Porém outros autores acreditam que a relação do modista e do freguês é uma relação próxima entre consumidor de arte e produtor. Se o costureiro ao criar resolve o equilíbrio entre linhas, cores, formas, ritmos e volumes assim como o escultor e o pintor, buscando uma forma que é a medida do espaço, por que ele não pode ser considerado um artista?
A moda está completamente ligada as corrente estéticas do seu tempo. Podemos ver com facilidade as formas da arquitetura refletidas na moda, como no estilo gótico por exemplo, onde as roupas lembram claramente as formas das catedrais. Porem a moda também pode influenciar a arquitetura, assim como ocorreu no funcionalismo onde as formas ditadas pela moda formam refletidas mais tarde nas construções arquitetônicas. A pintura também estabelece um dialogo com a moda, contribuindo com desenhos para estampas, esquemas cromáticos, etc. Artista plásticos fizeram criações para moda, como Salvador Dalí(vestidos e acessórios), Giorgio de Chirico, Miró e André Masson(figurinos para os bale russo).E a moda também influencia a pintura, pois ela impõe suas formas à tela. Ela interfere na composição com suas linhas e ritmos de saias,mangas e penteados...
A moda, porem, apesar de estar ligada as correntes estéticas e fazer parte delas se diferencia das outras artes, se tornando assim uma estética especifica. Ao observar um quadro, uma escultura ou projeto arquitetonico, eles apresentam apenas uma face ao observador , apresentando-se apenas de forma estática, enquanto a vestimenta sempre está vunerável as transformações de acordo com cada movimento. Cada gesto, cada alteração do corpo dá a roupa um nova forma, (re)construindo desenhos constantemente.
Então, para se julgar um quadro leva-se em consideração o desenho, a composição e o equilíbrio das cores. Mas para julgar uma roupa, a mobilidade, a forma, a cor e o tecido são caracteristicas essenciais.
Então, não se pode negar que desde o inicio da historia da arte até a contemporaniedade temos relatos de que moda e arte caminham sempre juntas, e apesar, da moda ser tão problematizada enquanto arte, ela aponta desejos, necessidades e insatisfações de uma sociedade assim como a arte.