sábado, 4 de dezembro de 2010

A riqueza e o desafio adolescente

Em 1957, a Europa acabava de mergir dos anos de carência e privações do pós-guerra. A crescente prosperidade levou ao surgimento da sociedade do descartável e do consumismo. Modas de curta duração tornaram-se a norma, roupas eram descartadas antes mesmo de estarem gastas.
Na década de 1960 a moda passou a ser estabelecida por um talentoso grupo de estilistas em Londres. O aspecto mais significativo dessa mudança foi que a moda começou a se concentrar no jovem médio da rua e não mais num pequeno grupo seleto. O traje que simboliza a década de 60 é a minissaia, na altura da coxa, era usado com cortes de cabelo geométricos e suéteres canelados justos.
Gradualmente a alta moda começa a declinar ao mesmo tempo que o grupo de clientes ricos diminuía. Yves Saint Laurent foi o primeiro a introduzir modelos mais joviais na alta costura.]
Em 1964, Courrèges, lançou uma coleção decididamente moderna, exibida em uma sala pequena, toda branca, ao som insistente de tambores. Dos inúmeros conjuntos de calça que surgiram nesse período, os de Courrèges eram os mais avançados.
Com seu modelos ultramodernos, Cardin adentrou o movimento futurista da moda juntamente com Courrèges e Ungaro.
A corrida espacial também teve sua influência na moda, assim com a Op e Pop Art. Modelos com estampas de Mondrian, em forma de "saco de papel", roupas de esqui estampadas.
Os jovens eram impulsionados a comprar pelo menos um look novo por semana. Saiam as ruas desfilando suas roupas e inspecionando as butiques a procura de novidades.
A indústria têxtil pesquisava e desenvolvia tecidos artificiais, mistura e acabamentos especiais. Chegou-se até a comercializar roupas de papel, que eram vendidas como descartáveis, mas na verdade resistiam a até três lavagens e podiam ser passadas.
Foi um momento muito importante, onde grandes marcas nasceram e se constituiram no mercado. E pode-se dizer que foi o surgimento da moda como a conhecemos hoje, rápida, dinâmica, moderna e revolucionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário